sexta-feira, 8 de julho de 2016

Ceará Run: 10 dicas para quem vai estrear

Siga algumas dicas para não perder o pique em suas primeiras provas (crédito: divulgação)

Todo final de semana a mesma história se repete. Tem sempre alguém estreando em uma prova oficial de corrida de rua. E em uma cidade como Fortaleza, onde tem corrida praticamente a cada sete dias, o fato é rotineiro.
Por isso a importância
de orientar bem esses novos integrantes, afinal, um começo saudável pode ser apenas o primeiro passo para uma relação duradoura.
Como toda estreia merece um momento marcante, os "futuros" atletas escolhem determinadas provas especiais para a data. A Maratona de Revezamento Pão de Açúcar é uma dessas.

A corrida será disputada no próximo domingo, no aterro da Praia de Iracema, e deve reunir cerca de cinco mil atletas. Uma parte deles, movido pelo espírito de equipe que a prova defende, correndo pela primeira vez.
DICAS PARA A ESTREIA
Para essa turma alguns conselhos são importantes para evitar armadilhas que podem ocorrer no meio dos primeiros quilômetros. Aos veteranos, não custa nada também relembrar.

1 Na largada posicione-se em um grupo próximo ao seu ritmo de corrida. Isto evita atrapalhar quem é mais veloz que você ou ter que desviar dos mais lentos.
2 Se não há indicação de pace na largada, procure uma posição intermediária e opte em largar pelas laterais.
3 Cuidado com a afobação inicial para não perder o fôlego logo nos primeiros metros
4 Não pare na hora de pegar água nos postos de abastecimento. Opte pela segundo ou terceiro ponto e fuja da fila.
5 Não há problema em caminhar. Só evite parar de uma vez. Se não aguenta mais correr, vá para o lado direito e ande. Quando retomar o fôlego volte a correr. Se está passando mal, abandone a prova. A vida vale muito mais.
6 Corra seguro. Permaneça sempre na parte marcada pelos cones.
7 Amarre firme o cadarço do tênis e verifique posição correta do chip.
8 Relaxe e curta a paisagem do percurso, mas mantenha foco na corrida e respiração
9 Na chegada não pare de repente para foto ou outras coisas. Comemore e procure as laterais para não atrapalhar quem está chegando.
10 Pegue sua medalha, vibre com os amigos e comemore. Aquele momento é único. É sua vitória pessoal.

Curtas
- Tá afim de correr e viajar. Eis um boa opção, aqui pertinho, em Recife. Estão abertas as inscrições para a tradicional Maratona Maurício de Nassau. Inscrições no site www.maratonamauriciodenassau.com.br;
- Tradicional local de treino, o Cambeba será palco da Corrida da Cagece, no próximo dia 17. Como a inscrição era grátis, não deu para quem quis. Rapidinho acabou.

Hapvida promove corrida da alegria


O Hapvida promove a Corrida pela Alegria de Viver neste sábado (9), no Aterro da Praia de Iracema


   Que tal deixar os problemas de lado e, por pelo menos uma manhã, se entregar ao sentimento da alegria? No próximo sábado, dia 9, Fortaleza recebe uma ação para comemorar o Dia Mundial da Alegria (celebrado no dia 8). A ação, que conta com atividades lúdicas; prática de corrida de rua; promoção de saúde, com encaminhamentos de psicólogos e nutricionistas, pretende alertar à população sobre a sensação de felicidade que pode ajudar a evitar doenças mais graves, muitas vezes consideradas silenciosas. 

“Sabemos que todos temos problemas. O que importa nessas horas é como decidirmos enfrentá-los. É muito importante que busquemos sempre a felicidade, a alegria. E elas podem estar em ações simples como praticar um exercício, ouvir uma música, dançar sozinho em casa. Mas uma coisa é certa, é sempre bom compartilharmos essa felicidade”, afirma Simone Varella, diretora de comunicação e marketing do Hapvida Saúde, empresa que promove o evento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão, um dos exemplos de doenças silenciosas, é a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da OMS, em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas.

No Ceará, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, existem hoje mais de 272 mil adultos sofrendo de depressão, distúrbio afetivo que ocasiona queda do humor. O diagnóstico da doença corresponde a 4,4% da população da capital – sendo que a prevalência é de 6,7% entre as mulheres e 1,8% nos homens.

Outro problema grave que vem avançando no país são os casos de suicídios. Um relatório divulgado recentemente pela OMS aponta o Brasil como o 8º país no mundo em número de suicídios. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes.  O Ceará é o 8º estado no país em casos de suicídios.

“Com o Dia Mundial da Alegria, pretendemos não só alertar para essas doenças, mas também reforçar a prevenção de saúde. Certamente uma das formas de estar saudável é praticar atividades físicas e, por isso,  o Hapvida realiza em vários pontos da cidade a assessoria esportiva gratuita, o +1K que, neste mês de julho, corre por uma causa especial, a alegria dos fortalezenses", completa Simone. 

+1K
A assessoria de Corrida +1K, promovido do Hapvida, reúne 1.800 pessoas que praticam gratuitamente o esporte com acompanhamento de profissionais de educação física em seis pontos da cidade (Aeroporto, Avenida Beira-Mar, Bezerra de Menezes, Cambeba, Lago Jacarey e Parque do Cocó).
Os encontros ocorrem em dois horários, 6h e 19h, com turmas nas segundas e quartas-feiras ou terças e quintas. Para participar é preciso fazer o cadastro reserva no site www.hapvida.com.br/mais1k
 
SOBRE O HAPVIDA
Com mais de 3,3 milhões de beneficiários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 17 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

SERVIÇO
Corrida pela Alegria de Viver
Dia: 09 de julho de 2016, às 6h
Local: Aterro da Praia de Iracema